Você está aqui: Últimas noticias > Faculdade de Direito prestará consultoria jurídica à população durante recepção de calouros

• Publicado: Terça, 09 de Mai de 2023, 09h57
  • Última atualização em Terça, 09 de Mai de 2023, 10h00

A Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) está em sua X Semana de Recepção e Integração dos Calouros Unifesspa (Calourada 2023). Individualmente, os Institutos estão fazendo a recepção de seus respectivos estudantes. É a vez do Instituto de Estudos em Direito e Sociedade (IEDS) receber e integrar seus novos estudantes, na oportunidade ocorrerá consultoria jurídica à população.

A Ação de Consultoria Jurídica gratuita será feita no Núcleo de Prática Jurídica no IEDS, dia 11 de maio a partir das 14h até às 17h. O momento de atendimento à população marabaense será para esclarecimentos jurídicos e cessar dúvidas sobre questões cíveis. A consultoria será feita por alunos veteranos e professores da Faculdade de Direito que estão supervisionando a ação. Importante lembrar que ação será apenas esclarecimentos, o momento não será para abrir ações judiciais, mas caso seja necessário a equipe poderá encaminhar a ação.

A Semana do Calouro do IEDS ocorrerá entre os dias 8 a 11 de maio e terá como tema geral da programação “O papel da justiça social na concretização de uma sociedade democrática”. A recepção será no auditório da Unidade I da Unifesspa, no dia 8, com o tema “A universidade: entre identidades e alteridades”, com início às 15h. No momento do Coffee Break acontecerá um momento cultural com o discente Calil Cordeiro.

No dia 9, o tema específico será “Horizontes e possibilidades para um bacharel em direito” com lançamento do livro “Direitos Humanos: Desafios contemporâneos” de autoria de discentes e docentes da Faculdade de Direito (Fadir). O evento ainda contará com a palestra Palestra “O papel da Justiça Social na concretização de uma sociedade democrática", com a participação do Dr. Ronaldo Giusti Abreu, diretor do Departamento Jurídico da Câmara Municipal de Marabá. No dia, ainda ocorrerão mais duas palestras: “O papel da justiça social na concretização de uma sociedade democrática”, inistrada pela promotora de justiça, Dra. Jane Cleide, e “Horizontes e possibilidades para um bacharel em Direito”, com a participação da Conselheira Ordem dos Advogados, Cristiane Cade.

No terceiro dia, o tema será “Direito, cultura e sociedade”. A programação vai contar com a oficina Visão global, acadêmica e profissional com participação de veteranas do curso. O objetivo é fazer uma discussão a partir da pergunta “Qual impacto você pretende ter na sociedade após a formação?”. Em seguida, os discentes apresentarão a atlética do curso e farão um momento de integração.

Fonte: Ascom/Unifesspa