IEDS PRORROGA AS INSCRIÇÕES DE MONITORIA PARA A TURMA DO DIREITO DA TERRA
EDITAL N. 1/2018 – DIREITO DA TERRA/PRONERA
EDITAL DE MONITORIA
O IEDS, Instituto de Estudos em Direito e Sociedade, da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA), torna público o presente Edital para a Seleção de Monitores – 2018, e abre inscrições para o processo seletivo de monitores(as) para atuação na Turma Direito da Terra/PRONERA.
1. Requisitos para participação
1.1. Poderão participar da seleção para o Programa de Monitoria, para o 5º período da Turma Direito da Terra, nas modalidades de monitoria remunerada e não remunerada, os discentes que:
a) estejam regularmente matriculados no Curso das Turmas de Direito da Unifesspa, desde que já tenham concluído o 5º período;
b) tenham conceito “Bom” no coeficiente de rendimento geral (MC) no seu histórico;
c) tenham disponibilidade para dedicar 20 horas semanais às atividades de monitoria;
d) os/as monitores/as atuarçao nas disciplinas do período em curso pela Turma Direito da Terra, conforme as demandas e orientações dos docentes coordenadores da monitoria, respeitados os limites da carga horária de 20 horas semanais e não mais que uma disciplina por monitor;
1.2. Os estudantes que não se enquadrarem nos itens acima especificados serão automaticamente desclassificados.
2. Inscrição
2.1. Para realizar a inscrição, o(a) estudante candidato(a) deverá entregar os seguintes documentos:
a) ficha de inscrição (disponível no IEDS);
b) histórico acadêmico atualizado;
c) comprovante de matrícula atualizado do último período cursado;
d) declaração de disponibilidade de tempo para as atividades de monitoria;
2.2. As inscrições serão realizadas no período de 18/04/2018 a 26/04/2018 no IEDS, Campus I
Cidade Universitária, Campus de Marabá, Unifesspa:
a) local de entrega da documentação: secretaria do IEDS;
b) horário: das 08h30min às 12h00min e das 14h00min às 18h00min.
3. Processo de seleção
3.1. O processo de seleção de monitores será coordenado pela Coordenação Geral da Turma Direito da Terra, e realizado pelas comissões de seleção, formada, por professores e Coordenação da Turma.
3.2. A seleção do monitor será realizada em duas etapas:
3.3. Primeira etapa é eliminatória e consistirá na análise da documentação entregue pelo candidato;
3.3.1. Será eliminado do certame o candidato que não tiver a inscrição homologada – entrega de toda a documentação exigida no item 2
3.3.2. O candidato eliminado na primeira etapa não poderá participar das provas da segunda etapa.
3.4. Segunda etapa é eliminatória e classificatória e será constituída por prova escrita e entrevista
3.5. Da prova escrita:
3.5.1. A prova escrita, dissertativa e eliminatória, terá atribuição de nota de 0 a 8, terá duração de 1:30 min. e versará sobre temas relacionados à vida acadêmica do candidato e sua contribuição nas atividades de monitoria em que pretende atuar;
3.5.2. Será eliminado na prova escrita o candidato que não alcançar nota 4,0;
3.5.3. Será aprovado na prova escrita o candidato que obtiver nota igual ou superior a 4,0.
3.7. Da entrevista
3.7.1. A entrevista será de caráter classificatório;
3.7.2. O candidato, será arguido em até no máximo 20 minutos pelos membros da comissão examinadora e visa avaliar o conhecimento jurídico geral, os compromissos assumidos na monitoria, as experiências e o potencial acadêmico dos candidatos;
3.7.3. Será atribuída uma nota de 0,0 a 2,0 no desempenho do candidato na entrevista;
3.8. A nota final será a soma das notas da escrita e da entrevista.
3.9. Será aprovado no certame o candidato com nota final igual ou superior a seis (6,0).
3.10. A classificação dos candidatos aprovados será feita em ordem decrescente da nota final.
3.11. Será classificado e contratado para a monitoria de cada disciplina objeto do concurso o candidato com a maior nota.
3.12. Em caso de empate, será classificado o candidato que obtiver a maior pontuação na prova escrita. Persistindo o empate, serão considerados critérios de desempate na seguinte ordem: maior nota na entrevista, maior índice de rendimento geral (MC) do histórico acadêmico, maior índice de rendimento na disciplina objeto e turmas mais avançadas no curso.
3.13. Os locais e horários das provas da segunda etapa serão divulgados juntamente com o resultado da primeira etapa.
3.14. Os resultados de cada etapa serão divulgados o mural do IEDS.
4.Vagas
4.1. O valor da bolsa mensal é de R$ 400,00 (quatrocentos reais), para os monitores remunerados, num total de 01 bolsa remunerada.
4.2. Monitores não remunerados, com 04 (quatro) vagas, terão direito à certificado com carga horária compatível ao período de exercício da monitoria.
5. Cronograma, atividades data horário
5.1 – A inscrição será realizada de 18 a 26/04/18.
5.2 – As avaliações (redação e entrevista) serão realizadas no dia 27/04/18 a partir das 15 horas.
5.3 – Os resultados serão divulgados no dia 30 de abril de 2018.
5.4 – A vigência da bolsa será de oito meses com início em maio de 2018, encerrando em 31 de dezembro de 2108.
5.5 – A bolsa poderá ser renovada a critério da Coordenação da Turma.
6. Das obrigações e compromissos do aluno monitor.
6.1. Caberá ao candidato selecionado, sob pena de perder o direito de ocupar a vaga de monitoria, a responsabilidade de apresentar-se, até o dia marcado no IEDS, munido dos seguintes documentos:
a) cópia do RG;
b) cópia do CPF;
c) cópia do comprovante de residência;
d) cópia do cartão bancário ou do contrato de abertura de conta corrente em nome do monitor na Caixa Econômica Federal ou Banco do Brasil, sendo vedada a utilização de conta poupança (este item é exigido apenas para os monitores remunerados).
6.1. O monitor não pode acumular a bolsa de monitoria com outras bolsas de qualquer natureza, seja da Unifesspa ou de outra instituição;
6.2. O monitor deverá auxiliar o professor na orientação de alunos, esclarecendo e tirando dúvidas em atividades de classe e/ou práticas, conforme Plano de Atividades de Monitoria a ser definido com o professor orientador.
6.3 - São obrigações gerais e objetivos da monitoria:
a) contribuir para a melhoria da qualidade do processo de ensino – aprendizagem, através de projetos que envolvam alunos de cursos de graduação na execução de atividades de caráter didático-pedagógico vinculadas a componentes curriculares.
b) ser uma atividade de caráter didático-pedagógica, desenvolvida pelos discentes e orientada e supervisionada por docentes, que apresenta, fundamentalmente, a finalidade de contribuir para a formação acadêmica do estudante da Universidade.
6.4- A monitoria objetiva:
I. Melhorar os indicadores de ensino-aprendizagem;
II. Reduzir os índices de evasão e retenção da Turma e contribuir para permanência e sucesso dos discentes no processo ensino-aprendizagem;
III. Possibilitar a utilização do potencial do discente assegurando-lhe uma formação profissional qualificada e sua plena inserção nas atividades acadêmicas da Universidade;
IV. Implementar ações previstas no Projeto Pedagógico do Curso de graduação (PPC) e Projeto de Criação da Turma Direito da Terra;
V. Promover a cooperação dos discentes com o docente nas atividades de docência, pesquisa e extensão, assim como subsidiar trabalhos acadêmicos orientados por um docente, principalmente nas atividades do Tempo Comunidade.
7 - Disposições Gerais
7.1. As atribuições da monitoria serão especificadas no ato da nomeação dos aprovados pela Coordenação da Turma Direito da Terra, e não poderão ter atividades estranhas à monitoria geral da Unifesspa (Vide Editais de monitoria .
7.2. O exercício da monitoria (remunerada e não remunerada) não implica em vínculo empregatício com a instituição.
7.3 – O monitor que trancar matrícula será automaticamente desligado do programa de monitoria.
7.4 – O candidato deverá se inscrever em uma das disciplinas do período atual dos discentes da Turma Direito da Terra, sejam elas: Direito Empresarial I, Direito Civil IV, Direito Processual Civil II, Direito Penal IV, Direito Processual Penal II, Direito Tributário, Prática Simulada do Processo Penal, Direito Constitucional III.
7.4. É vedado o exercício simultâneo da monitoria em mais de uma disciplina.
7.5. O candidato que apresentar informações ou documentação falsa e não atender as normas estipuladas neste edital, não será admitido como monitor, mesmo que tenha sido aprovado.
7.6. Os casos omissos serão resolvidos pela Coordenação da Turma Direito da Terra e Comissão de Seleção.
Marabá/PA, 25 de abril de 2018
Redes Sociais